Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para a nova turma do Curso de Especialização em Pediatria

Abertas as inscrições para a nova turma do Curso de Especialização em Pediatria

• Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 09h41

Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso de Especialização em nível de Pós-Graduação lato sensu em Pediatria do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), construído com o objetivo de capacitar e de atualizar médicos generalistas que atuam no interior no estado e regiões Norte e Nordeste que não possuem residência médica em Pediatria. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 10 de dezembro acessando o site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

O curso é coordenado pela professora doutora Laélia Maria Barra Feio Brasil, professor associado II da UFPA, atuando também como Coordenadora do Centro de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC) da Faculdade de Medicina (FAMED/ICS/UFPA); Vice-coordenadora do Programa de Residência Médica em Pediatria da UFPA; Diretora de Cursos e Eventos da Sociedade Paraense de Pediatria (SOPAPE); e possui experiência na área da Pediatria, com ênfase nos temas: nutrição infantil, aleitamento materno, currículo, avaliação, desenvolvimento infantil e malária. O corpo docente é composto por professores doutores e mestres da UFPA e professores convidados da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital de Clínicas Gaspar Viana (HCGV) e Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL).

O enfoque dos módulos do curso é estudar com profundidade os principais grupos nosológicos pediátricos, ofertando uma visão das subespecialidades pediátricas, para abordagem de todos os aspectos da doença, desde a fisiopatologia até o tratamento, bem como os aspectos preventivos. “Ao término do curso, o profissional deverá se encontrar apto a dar um salto qualitativo para o desenvolvimento científico em diferentes aspectos relacionados ao processo saúde/doença, como também dar qualidade de assistência às crianças e adolescentes de sua localidade”, explica a professora Laélia Brasil.

A seleção é baseada na análise documental. Para se inscrever, é necessário apresentar:

• Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante de pagamento;
  • Cópia do:
    • Comprovante de residência;
    • RG;
    • CPF;
    • CRM;
    • Currículo Lattes ou Curriculum Vitae e;
    • Diploma da graduação em instituição reconhecida pelo MEC.

O curso está sediado na Av. Generalíssimo Deodoro, Praça. Camilo Salgado, nº01 – Umarizal, no ICS/UFPA. A taxa de inscrição é de R$ 200,00 tanto para alunos pagantes quanto para bolsistas. A expectativa é preencher as 50 vagas ofertadas. Segundo a coordenadora, a procura do curso ainda está aquém do desejado.

Curso de Especialização em Pediatria 2021
Inscrições: até 10 de dezembro de 2021
Local: Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Praça Camilo Salgado, nº 01 - Umarizal
Taxa de inscrição: R$200,00 (Pagamento via boleto)
Período do curso: 18 meses
Investimento: 18 parcelas de R$ 900,00
Mais informações: (91)3201-7097/ (91)98884-1105 – Winnie Oliveira ou esppediatriaufpa@gmail.com.

Acesse aqui o cartaz de divulgação do Curso.