Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aconteceu hoje no ICS a "Ação em Saúde com os Servidores - Rastreamento de Diabetes Mellitus"

  • Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 15h10
imagem sem descrição.

Aconteceu hoje, 15, no prédio do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), a Ação em Saúde com os Servidores, que visa realizar o rastreamento de Diabetes Mellitus (DM) em servidores da UFPA buscando trabalhadores assintomáticos. O estudo está sendo desenvolvido por graduandos da Faculdade de Farmácia da UFPA, sob a orientação de Marcos Vinícius Soares Silva e Marcos Valério Santos da Silva, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) no Edital nº 01/2022.

  

O estudo, aprovado no Comitê de Ética da UFPA, tem como objetivo rastrear DM nos servidores da UFPA por meio do cuidado farmacêutico. A finalidade é promover saúde e educação em saúde de forma individualizada e rastreamento em saúde, colocar os discentes como protagonistas na assistência farmacêutica e no cuidado centrado ao paciente.

Durante a Ação, os servidores preencheram um formulário, realizaram os testes de glicemia capilar e antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal) e aferição de pressão arterial; também autorizaram a apresentação dos resultados da pesquisa em eventos da área da saúde e publicações em revistas científicas nacionais ou internacionais.

  

 

Texto: Divulgação
Fotos: Marcos Valério Santos da Silva

registrado em:
Fim do conteúdo da página