Faculdade de Odontologia realiza empréstimo de materiais cirúrgicos e odontológicos para estudantes socialmente vulneráveis

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 12h05

O Curso de Odontologia do Instituto de Ciências da saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe cerca de 94 discentes anualmente e, para contribuir com a formação dos futuros profissionais e garantir a permanência no curso e a conclusão dele, a direção da Faculdade de Odontologia criou o Banco de Instrumentais Odontológicos, que oferece instrumentais e materiais odontológicos para a realização de práticas por parte dos discentes em vulnerabilidade social.

A iniciativa é desenvolvida desde setembro de 2022 e atua de acordo com as políticas da Universidade para que os alunos em situação de vulnerabilidade social possam acessar materiais considerados de alto custo e usabilidade, o que favorece a prática das técnicas de Odontologia nas matérias de laboratórios e nos espaços de estágio, assim como auxilia na permanência destes estudantes. No primeiro edital, realizado no primeiro semestre de 2023, 11 discentes foram atendidos, incluindo indígenas e quilombolas.

“Identificamos que a evasão dos alunos de Odontologia era significante, bem como trancamentos do curso. E, ao falar com os alunos acerca de por que abandonaram o curso, o que se ouvia, repetidas vezes, era sobre a dificuldade de aquisição dos materiais necessários, por serem valores altos. Vimos que, além de garantir a inclusão no curso, precisávamos garantir também a permanência desses alunos no curso de Odontologia”, lembra a diretora da Faculdade de Odontologia, Liliana Nascimento.

A criação do acervo do Banco de Instrumentais Odontológicos foi possibilitada por meio do apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), da Pró-Reitoria de Administração (Proad/UFPA), do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA) e de múltiplas doações realizadas por egressos da UFPA, empresas e universidades parceiras, como a Faculdade de Odontologia da USP. Quem desejar se tornar parceiro do projeto e realizar uma doação para o Banco pode entrar em contato pelo e-mail secretaria.fo@ufpa.br, ou pelo número: 3201-7494.

Como solicitar instrumentais - A iniciativa é voltada para discentes regularmente matriculados no curso de Odontologia que estejam em vulnerabilidade social ou econômica. Entre os materiais que podem ser emprestados, estão instrumentais clínicos, caixas cirúrgicas, curetas, articuladores e outros materiais específicos da área.

Para solicitar, o discente deve se inscrever nos editais que são divulgados no começo de cada semestre. Se aprovados, os equipamentos serão entregues ao discente no início das aulas e devem ser devolvidos ao final das aulas do semestre. A previsão é que o próximo edital seja divulgado no mês de agosto, no mesmo período de matrícula do semestre.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação Faculdade de Odontologia