Pesquisa visa identificar o índice de cuidado com a higiene de estudantes universitários de Belém

• Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 15h38

Pesquisadores da UFPA estão realizando uma pesquisa sobre “A percepção da antissepsia entre estudantes universitários da capital paraense em decorrência da pandemia de COVID-19”. O estudo é orientado pela professora Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto e conta com a participação dos pesquisadores Fernando Maia Coutinho, Márcio César Ribeiro Marvão, Rafael Maia Coutinho, Talles Levi Pereira e Yuri Fadi Geha. A finalidade do trabalho é contribuir para melhoria das ações higiênicas em situações de pandemia e de pós-pandemia.

Em função da pandemia, a pesquisa está acontecendo de forma on-line, por meio do preenchimento de formulário. A intenção é identificar como tem sido realizado o autocuidado dos estudantes universitários de Belém, assim como avaliar o nível de conhecimento e hábitos cotidianos de universitários em diferentes cursos de graduação em relação à importância da higienização das mãos em decorrência da realidade da pandemia atual.

De acordo com a professora Izaura Vallinoto, após o resultado da pesquisa, serão promovidas ações com os estudantes, relativas ao autocuidado. “É objetivo, também, que os universitários, independentemente da área, sejam multiplicadores dos conhecimentos e das condutas de minimização dos riscos à contaminação veiculada pelas mãos”, finaliza.

Pesquisa – O formulário da pesquisa está dividido em duas etapas: uma de perguntas gerais referentes à higienização inerente ao dia a dia de qualquer pessoa; e uma segunda, mais voltada ao estudante da área da saúde, com perguntas um pouco mais específicas relacionadas à diminuição dos riscos de contaminação.

Com os dados coletados durante a pesquisa, os pesquisadores buscam identificar se o fato de a pessoa realizar um curso superior, ou seja, possuir maior escolaridade, impacta diretamente no seu autocuidado para a diminuição dos riscos à contaminação por meio das mãos.

Para responder à pesquisa, basta acessar o link.

Texto: Nayana Batista – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes

Publicado no Portal da UFPA em 03/08/2020.