Página inicial > Últimas Notícias > Seminário reúne pesquisadores em debate sobre a proteção de dados no contexto da saúde digital

• Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 11h50

Na próxima semana, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2021, será realizado, virtualmente, o III Seminário de Conhecimento, Inovação e Comunicação em Serviços de Saúde. Organizado pelo Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (MASA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS), ambos do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA. O evento terá como tema central ''Saúde digital e Proteção de dados’’. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o início do evento.

O seminário é um evento de caráter nacional que propõe diálogos e reflexões para orientar ações que visam ajudar na efetividade da gestão dos serviços de atenção à saúde na contemporaneidade que se expressa no mundo atual. A chegada da pandemia de Covid-19 provocou um grande avanço na saúde digital e, por isso, a temática escolhida para esta edição tem como foco o debate sobre a proteção de dados no contexto da saúde digital. Para que o debate aborde múltiplos olhares sobre o tema, o evento contará com a participação de profissionais de diversas áreas de conhecimento.

‘‘É importante abordar a questão da proteção de dados na área de saúde porque trabalhamos com dados sensíveis, de interesse extremamente pessoal, entre a relação do paciente com o profissional, e nós vivemos no mundo com muitos casos de vazamentos de informações. Uma informação médica, se vazada, via qualquer mídia digital, pode gerar dano material, moral, problemas no trabalho ou com a família do paciente, além de que  representa um risco à segurança informacional desse paciente e é uma violação às regras de privacidade,’’ comenta a professora Liliane Nascimento, uma das coordenadoras do seminário.

Como participar - O evento é aberto para profissionais gestores de serviços públicos e privados, pesquisadores, professores, estudantes de graduação, pós-graduação e para demais atores envolvidos com a saúde digital e proteção de dados. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site do evento. O seminário ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 14h às 18h, e terá transmissão pela plataforma YouTube. Haverá, também, a possibilidade de interação via chat para o esclarecimento de dúvidas daqueles que estiverem assistindo ao seminário ao vivo.

As temáticas que serão debatidas incluem: SUS e as tecnologias digitais; Modelos e inovações na Saúde Digital à luz da confidencialidade, privacidade e proteção de dados sensíveis; Comunicação sistêmica do SUS no contexto da Democracia, Cidadania e Justiça.

Serviço:

Seminário de Conhecimento, Inovação e Comunicação em Serviços de Saúde

Data: 17, 18, 19 de novembro

Inscrição: via site do evento

Plataforma de transmissão: YouTube

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Divulgação

Publicado no Portal da UFPA em 11/11/2021.