Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Odontologia inaugura bloco cirúrgico ambulatorial

Faculdade de Odontologia inaugura bloco cirúrgico ambulatorial

• Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 08h57

04.11.2022 Inauguracao bloco cirurgico odonto Foto Alexandre de Moraes 1 Capa

A Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou, na última sexta-feira, 4 de novembro, novo bloco cirúrgico ambulatorial. O lugar configura-se como um espaço de ensino e atendimento à comunidade e representa uma demanda antiga do curso. O bloco vai funcionar no prédio da FO-UFPA, localizado no Campus Guamá, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da diretora-geral do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete da Cunha Araújo; do diretor-adjunto do ICS, Carlomagno Pacheco Bahia; da diretora da Faculdade de Odontologia, Liliane Silva do Nascimento; da vice-diretora Andréa Maia Corrêa Joaquim; e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Cecy Martins Silva; além de outros membros da comunidade acadêmica.

04.11.2022 Inauguracao bloco cirurgico odonto Foto Alexandre de Moraes 2“Hoje é um dia muito especial. Enquanto comunidade acadêmica, enquanto faculdade de Odontologia ratificamos nosso compromisso com a assistência à comunidade. A faculdade de Odontologia já contava com as clínicas de Odontologia e uma necessidade muito sentida, principalmente, no realinhamento de condições do SUS era poder prestar mais serviços, o que será possível a partir de agora com a inauguração desse novo espaço. A entrega desse serviço qualificado é sem dúvida um legado para a Faculdade de Odontologia”, destacou a diretora da Faculdade de Odontologia, Liliane Silva do Nascimento.

04.11.2022 Inauguracao bloco cirurgico odonto Foto Alexandre de Moraes 3A Faculdade de Odontologia da UFPA foi fundada há 108 anos e oferece atendimento de clínica odontológica em todas as especialidades. Atualmente, 88 docentes compõem o quadro de professores da faculdade, 61 deles vinculados diretamente ao curso. Ao todo, são 566 discentes e 14 servidores(as) técnico-administrativos(as). “Possibilitar condições de aprimorar o aprendizado é condição sempre presente no nosso dia a dia. Contar com um bloco cirúrgico para as atividades acadêmicas agrega um valor inestimável tanto para a formação dos nossos alunos, quanto para a sociedade, revestido diretamente aos nossos pacientes principalmente pela possibilidade de um maior controle na ocorrência de infecções”, lembrou a diretora do ICS, Eliete da Cunha Araújo.

04.11.2022 Inauguracao bloco cirurgico odonto Foto Alexandre de Moraes 4O espaço inaugurado conta com três cadeiras odontológicas com bomba ciclone, área de troca de pijama cirúrgico e preparo pré-cirúrgico, assim como ambiente de ensino e discussão do planejamento para execução dos casos. Além da formação mais especializada dos alunos, o ambiente vai permitir maior controle de infecções, melhor capacidade de gestão de risco, manejo de cirurgias mais complexas do sistema estomatognático e maior performance em capacidade de sucção de fluidos para melhor tempo de visibilidade de campos cirúrgicos.

Para a professora Maria Elizabeth Gemaque Costa, responsável pela disciplina de Cirurgia da Faculdade de Odontologia, o principal ganho com o novo bloco será o aprimoramento técnico-científico. “Esse aprimoramento de certa maneira gera maior segurança para o paciente e para nós mesmos como cirurgiões. É um espaço que traz mais conforto para o paciente e que proporciona a possibilidade de um atendimento mais humanizado, além de oferecer um adestramento técnico-científico muito superior”, aponta a professora. “Este é um primeiro passo, mas com essa tecnologia a gente já terá condições de ampliar nossas possibilidades de atendimento, inclusive em procedimentos que até então precisavam ser encaminhados para outros centros pela impossibilidade de infraestrutura”.

04.11.2022 Inauguracao bloco cirurgico odonto Foto Alexandre de Moraes 5O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou os docentes, discentes e servidores(as) técnico-administrativos(as) da Faculdade de Odontologia, agradecendo o empenho da comunidade envolvida em mais uma conquista para a instituição. “A Faculdade de Odontologia é uma Unidade que associa a todo momento ensino, pesquisa, extensão e assistência à população, portanto o trabalho que aqui se realiza gera um impacto múltiplo que é muito importante para a universidade e para a sociedade. É com muita satisfação que eu vejo o empenho para melhorar esse trabalho, disponibilizar mais serviços à comunidade e aperfeiçoar a formação das alunas e alunos”, frisou.

O centro cirúrgico ambulatorial da Faculdade de Odontologia contou apoio em recursos para reforma e aquisição de equipamentos do curso de Implantodontia da UFPA, coordenado pelo professor Aladim Gomes Lameira.

Texto: Edmê Barbosa - Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 15/11/2022.