Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fórum discute resultados e perspectivas do Programa Multicampi Saúde da Criança
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fórum discute resultados e perspectivas do Programa Multicampi Saúde da Criança

  • Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 11h55

24.01.2023 Multicampi Saúde Foto Alexandre de Moraes

No auditório Arlindo Pinto, do Instituto de Ciências Biológicas, foi realizado, na terça-feira, 24 de janeiro, o III Fórum do Programa Multicampi Saúde da Criança, programa de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Este ano, o evento discutiu o tema “Importância, avanços e desafios no atendimento à saúde da criança na Atenção Básica”.

Com um caráter multidisplinar, a programação reuniu estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes de diferentes áreas do conhecimento, além de dirigentes, representantes da administração superior e agentes públicos de saúde do Pará. O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor da instituição, Gilmar Pereira da Silva, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o Pró-Reitor de Extensão da UFPA, Nelson de Souza Júnior, integraram a mesa de abertura, juntamente com Ana Cristina Álvares Guzzo, coordenadora Estadual da Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), componente da equipe técnica do PMCS Criança; Raimundo Sena, médico, assessor Técnico e representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS/PA); Camilo Almeida, enfermeiro, mestre em Saúde Coletiva e coordenador da Atenção Básica do município de Belém; Eliete Cunha Araújo, diretora-geral do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA; Patrícia Miranda Mendes, diretora da Faculdade de Nutrição da UFPA; Silvia Helena Arias Bahia, tutora do Programa Multicampi Saúde pelo Instituto de Ciências Médicas da UFPA, Rosineide Tavares, Coordenadora Executiva do Programa Multicampi Saúde da Criança, e Clara Soranso, acadêmica do curso de Enfermagem da UFPA.

24.01.2023 Multicampi Saúde Foto Alexandre de Moraes 60 1Voltado para o atendimento à comunidade e formação continuada de profissionais de saúde, o Programa Multicampi Saúde da Criança está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e promove, desde 2019, ações de ensino, prevenção e atendimento nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional, Medicina, Psicologia e Serviço Social.

“Nós conseguimos entrosar e conectar os cinco vetores da extensão. Temos a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; temos a interação com os diferentes setores da sociedade; temos a interdisciplinaridade; temos o impacto na formação dos nossos alunos; e temos o impacto na estruturação dos cursos. Esse conjunto totalmente articulado faz com que nosso programa seja, hoje, considerado o maior e mais importante programa da extensão brasileira na área da Saúde”, destacou o pró-reitor de extensão da UFPA, Nelson Souza, sob forte aplausos do público presente.

24.01.2023 Multicampi Saúde Foto Alexandre de Moraes 77O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva fez questão de parabenizar a Proex e os professores envolvidos na condução do programa. Para ele, o Multicampi Saúde da Criança é um processo educativo que oportuniza a compreensão da dinâmica da saúde pública no estado. Em sua avaliação, com a experiência, estudantes da UFPA descobrem como é fazer saúde em Belém e no interior de maneira multiprofissional e integrada.

O Multicampi Saúde da Criança visa qualificar a formação profissional dos estudantes da UFPA e profissionais da atenção básica de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no Sistema Único de Saúde (PNAISC/SUS). Para o reitor Emmanuel Tourinho, o programa pode ajudar na efetivação do projeto de universidade mais integrada à realidade social, econômica e cultural da região.

24.01.2023 Multicampi Saúde Foto Alexandre de Moraes 106“É cada vez mais importante conceber e executar políticas articuladas com a realidade regional. Ao fazer um trabalho voltado à saúde das crianças na Amazônia é fundamental considerar, por exemplo, as pecularidades das populações da região e pensar atendimentos às crianças indígenas, às crianças quilombolas, às crianças ribeirinhas. É dever nosso chamar a atenção dos gestores de políticas públicas nacionais para que atendam essas comunidades que têm demandas e necessidades tão específicas”, apontou.

Em seu pronunciamento, Emmanuel Tourinho também lembrou a tragédia humanitária que tem levado fome e morte a centenas de indígenas do Povo Yanomami e referiu a colaboração das universidades no atendimento que, na opinião dele, pode ir além do emergencial. “Estamos envolvidos com uma ação integrada para levar o atendimento emergencial e pensamos que essa iniciativa pode ser desdobrada em um programa mais permanente das Universidades da Amazônia, para o atendimento em saúde às populações indígenas”, refletiu Tourinho sendo apoiado pela plateia.

24.01.2023 Multicampi Saúde Foto Alexandre de Moraes 12 1Programa leva ações a Belém e ao interior do estado - Além dos dez cursos da UFPA ligados à área de saúde, o Programa Multicampi Saúde da Criança conta com a participação ativa de professores(as)/tutores(as), estudantes, profissionais, movimentos sociais e a comunidade atendida. A ação foi aprovada, inicialmente como projeto, em 2018, com recursos assegurados por meio de emenda parlamentar do, na época, deputado federal, hoje prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

“Eu fico muito feliz de ter colaborado com essa que é uma ação que eu não tinha ideia da proporção que tomaria. Trata-se de um programa que apresenta a perspectiva da integralidade das ações em saúde e tem o poder de mudar e construir um futuro saudável para o nosso estado no que diz respeito à saúde das crianças”, destacou o prefeito de Belém.

24.01.2023 Multicampi Saúde Foto Alexandre de Moraes 123Atualmente, o programa conta com a parceria da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). A primeira etapa do programa envolveu 40 unidades de saúde, 50 preceptores, 34 tutores/supervisores e 628 estudantes em Belém, Cametá, Castanhal, Abaetetuba, Bragança e Soure.

Para a segunda etapa do programa, além dos cursos já envolvidos, serão integrados estudantes de Educação Física (Campi Belém e Castanhal), Medicina Veterinária (Campus Castanhal) e Ciências Biológicas e Medicina (Campus Altamira). “Nossa ideia é fortalecer cada vez mais a participação da UFPA na atenção básica nos municípios paraenses", explica a coordenadora executiva do programa Multicampi Saúde da Criança, Roseneide dos Santos Tavares.

24.01.2023 Multicampi Saúde Foto Alexandre de Moraes 15Representando os estudantes que integram a iniciativa, a acadêmica do curso de Enfermagem, Clara Alice Monteiro Soranso, também fez um depoimento na abertura do evento. “Foi uma experiência enriquecedora. A gente fica muito inseguro em pensar no atendimento, mas o Multicampi me fez perder esse medo”, começou a estudante. “Eu convido o máximo de estudantes a participarem do programa. A gente tem a oportunidade de conhecer a rotina de colegas de outras áreas como Farmácia e Serviço Social, por exemplo, que ampliam a nossa percepção. Tenho certeza de que vou levar esse novo olhar para os meus atendimentos futuros”, disse a jovem.

Produção - Durante o evento foram apresentadas as duas mais recentes produções bibliográficas do Programa Multicampi Saúde da Criança. O livro "Saúde da criança paraense na atenção básica: articulação entre ensino, pesquisa, serviço e gestão", organizado pelos professores Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Roseneide dos Santos Tavares e Luiz Marques Campelo; e a revista "Saúde em Debate: Saúde da criança: integração entre ensino, pesquisa, serviço e gestão".

Texto: Edmê Gomes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

Publicado no Portal da UFPA em 26/01/2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página