Página inicial > Últimas Notícias > Programa de extensão da UFPA oferta modalidades paralímpicas para pessoas com deficiência

• Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 08h35

Desde 2019, o Campus Básico da UFPA tem sido um espaço de muitas descobertas e dedicação no espaço utilizado pelo Projeto UFPA Paralímpica, programa de extensão que busca auxiliar o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência no estado, por meio da realização de ações integradas em diversas áreas da ciência. Como resultado do programa, paratletas já têm começado a ocupar espaço em competições nacionais. Este ano, por exemplo, três integrantes do UFPA Paralímpica vão representar o estado na II Copa Brasil de Paraesgrima, em São Paulo.

Atualmente, o programa de extensão abrange projetos nas áreas de educação física, fisioterapia, terapia ocupacional e comunicação, além de ter iniciado atividades na arquitetura, engenharia mecânica, naval e elétrica, que, em conjunto, exercem serviços voltados para o desenvolvimento do esporte e do atleta paralímpico na região, além de oferecer cursos de curta duração de formação serviços profissionalizantes na área. As atividades do Programa UFPA Paralímpica são ofertadas para pessoas da comunidade interna e externa à UFPA, a partir da participação de alunos bolsistas e voluntários da UFPA e de outras instituições de ensino superior, e de profissionais já formados e atuantes.

“O projeto me deu a oportunidade de conhecer novos esportes e pessoas especiais, que, hoje, fazem parte da minha história. Além de ajudar no meu desenvolvimento, pois com a esgrima, minha modalidade esportiva, tenho a oportunidade de dar o meu melhor. E isso é algo muito importante e significativo para mim, e acredito que não só para mim, mas para outros atletas, amigos e colegas de treino que também fazem parte do projeto”, comenta Manoel Gomes, aluno da UFPA, integrante do Programa UFPA Paralímpica e paratleta.

UFPA PARALIMPICA 3Programa multidisciplinar - O projeto, na área da educação física, é realizado nas dependências do Ginásio Esportivo da UFPA, em parceria com a Faculdade de Educação Física, e os Laboratórios de Atividade Física Adaptada, coordenado pelo professor Anselmo Costa e Silva, e o Laboratório de Aptidão Física, coordenado pelo professor Ítalo Campos, com a oferta de modalidades esportivas para pessoas com deficiência na UFPA, tais como: esgrima em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, vôlei sentado, judô, dança esportiva em cadeira de rodas, entre outras.

Ao mesmo tempo, há ações de Terapia Ocupacional, que buscam o desenvolvimento de tecnologias assistivas que permitam a prática do esporte por pessoas com deficiência, e de Fisioterapia, que consiste em oferecer atendimento na área de Fisioterapia Esportiva realizado por estudantes dos últimos semestres do curso de Fisioterapia. De acordo com a coordenadora do programa, professora Marília Magno, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA, este é um trabalho de longo prazo, mas, com pequenas metas, tem alcançado seu objetivo.

“No programa, nós oportunizamos vivência em diferentes áreas que envolvem o esporte paralímpico, fazemos com que alunos e profissionais já formados, mas que decidem se aproximar da academia novamente, possam vivenciar o esporte paralímpico, identificar problemas, propor soluções com base na ciência e desenvolver o esporte paralímpico na nossa região. Temos muito orgulho disso. São esses alunos e profissionais que estarão atuando nas suas áreas de conhecimento na sociedade e carregando consigo o entendimento da importância da atividade física e do esporte para pessoas com deficiência. E, assim, acredito que teremos as mudanças que tanto almejamos”, detalha Marília Magno.

UFPA PARALIMPICA 1II Copa Brasil de Paraesgrima - Este ano, por meio do Programa UFPA Paralímpica, dois alunos da Instituição, Lais Malaro e Manoel Gomes, e um atleta da comunidade externa, Elielson Souza, que treina no projeto, vão representar o estado defendendo a equipe da Associação dos Deficientes Físicos do Pará (ADFPA), na II Copa Brasil de Paraesgrima. O evento ocorrerá em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de agosto de 2023, no Centro de Treinamento Paralímpico.

Um dos paratletas que vai participar do evento é Manoel Machado, aluno do curso de Biotecnologia da UFPA, que será o mais jovem paratleta do sexo masculino a representar a modalidade de esgrima em cadeira de rodas. Para Manoel, esse é um grande desafio e uma grande felicidade.

“Estou muito feliz com a competição. Com certeza será um grande desafio para mim. Não será tão simples assim, principalmente pela quantidade de atletas que estarão presentes na disputa. Mas estou me preparando bastante e espero conseguir uma boa classificação”, comenta o atleta que embarca para a competição na madrugada do próximo dia três.

UFPA PARALIMPICA 2Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado - Nos próximos dias, a UFPA também vai sediar uma competição importante de esporte paralímpico: o Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado 2023 - Masculino Série Prata - A, nos dias 14 e 18 de agosto, no Ginásio Esportivo da UFPA, localizado no Setorial Básico.  A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.

A competição contará com nove equipes nacionais de paratletas, sendo três de Belém, que vão disputar vaga para a série A no evento organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes (CBVD). A iniciativa conta ainda com o apoio da UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA), do Programa UFPA Paralímpica e da Faculdade de Educação Física da UFPA.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da CBVD. Mais informações no site oficial do evento.

Mais detalhes sobre o UFPA Paralímpica aqui

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação Programa UFPA Paralímpica

Publicado no Portal da UFPA em 02/08/2023.