Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFPA ajuda na prevenção ao Câncer no Pará

Projeto da UFPA ajuda na prevenção ao Câncer no Pará

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 11h13

Pelo menos 704 mil pessoas podem desenvolver câncer no Brasil até 2025, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Na corrida contra estes números, a prevenção é fundamental.

O projeto de extensão “Prevenção de Câncer na Atenção Básica: Integração entre Formação e Assistência” está desenvolvendo oficinas, material informativo e didático que será usado por profissionais da atenção primária para prevenção de quatro tipos de câncer mais frequentes entre os paraenses: de estômago, de cólon (intestino), de colo uterino e de mama.

A iniciativa é uma construção coletiva de profissionais que atuam no Hospital Universitário João de Barros Barreto do Complexo Hospitalar da UFPA (HU-UFPA/EBSERH) e também está vinculado a Faculdades de Medicina do Instituto de Ciências Médicas (Famed/ICM/UFPA) e às Faculdades de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA).

O projeto de extensão desenvolve ações em Belém, Barcarena, Paragominas, Soure e Salvaterra e se volta para os profissionais da atenção primária de saúde (APS) que, em cada cidade, estão na linha de frente na luta contra o câncer.

“No ano de 2022, foram realizadas as primeiras oficinas nos municípios para apresentar e discutir subsídios teóricos; analisar, sob a ótica dos profissionais da atenção básica, o material pedagógico (cartilhas) preparado pelos facilitadores; aprimorando, juntos, o plano de ação para que estes conteúdos sejam usados nos locais onde cada um atua”, explica a professora Sâmia Demachki, que coordena o projeto junto com os professores Williams Barra e Simone Conde.

NO MARAJÓ - A segunda oficina para os profissionais das cidades do Marajó foi realizada em agosto e recebeu os profissionais que atuam em Salvaterra e Soure. Neste encontro os planos de ação foram monitorados e avaliados e a versão final das cartilhas foram apresentadas.

Além disso, um aplicativo que está sendo desenvolvido pelos pesquisadores foi apresentado e os profissionais de saúde puderam treinar o uso destes materiais didáticos e ainda discutir como manter atividades de educação permanentes para as equipes.

Ao todo, 80 profissionais de atenção primária e gestores da área da saúde estiveram no encontro em Soure. Outras três oficinas já estão marcadas: Setembro a visita é em Barcarena, em outubro os pesquisadores vão para Paragominas e, em novembro, as ações serão realizadas em Belém.

Publicado no site do ICM em 28/08/2023.