Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Clínica de Odontologia da UFPA oferece atendimento à população
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Clínica de Odontologia da UFPA oferece atendimento à população

  • Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 08h19
imagem sem descrição.

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará oferece à população, por meio da Clínica de Odontologia, serviços de assistência odontológica para procedimentos da atenção básica, média e de alguns procedimentos de alta complexidade, além de acolhimento e educação em saúde, com orientações sobre saúde bucal. Os serviços são voltados aos moradores de Belém que necessitem de um atendimento especializado e tenham sido encaminhados por uma Unidade de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos são majoritariamente cobertos pelo SUS e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, dentro da disponibilidade da clínica e do Calendário Acadêmico da UFPA. 

A Clínica de Odontologia oferta atendimento odontológico para crianças, adultos e idosos, em todas as especialidades. Por se tratar de uma clínica-escola, o atendimento clínico é realizado pelos discentes da graduação, sob supervisão de seus professores - todos cirurgiões dentistas - de acordo com as referências do SUS, o que favorece a formação integral do aluno. 

Clínica Odonto 2"Atender à população, restaurar sorrisos, feições e a autoestima das pessoas é muito importante para nós, professores, e, principalmente, para os estudantes, porque eles conseguem perceber que a prática deles transforma vidas. É por meio delas que as pessoas recuperam suas capacidades fisiológicas e, especialmente, pessoais, de sorrir e de se olhar no espelho novamente, por exemplo. Isso impacta diretamente a qualidade de vida de todos, dos que recebem, dos que oferecem e dos que orientam os atendimentos. É um processo muito trabalhoso, que exige muita dedicação, mas nos proporciona muita alegria e satisfação”, ressalta a professora Liliane Silva do Nascimento, diretora da Clínica de Odontologia da UFPA.   

Atendimento - Voltado para a população belenense, o atendimento na clínica acontece por etapas. Primeiro, é necessário que o morador procure, em seus referidos bairros,  uma rede de atendimento do SUS (Unidade Básica de Saúde ou Posto de Saúde e Unidade Estratégia Saúde da Família), o qual será avaliado por um cirurgião dentista da Unidade e, se houver necessidade, receberá o encaminhamento para o atendimento na Faculdade de Odontologia. 

Após esse processo, já na FO/UFPA, os pacientes são acolhidos pelo Serviço Social, das 8h às 12h, setor em que passarão pela entrevista social e pelo acolhimento. Esse serviço também armazena informações, documentações e um banco de dados para facilitar o trabalho conjunto entre os envolvidos (docentes, discentes, serviço social e pacientes), visando a um melhor acompanhamento dos atendimentos realizados na clínica. Por último, é agendada a primeira consulta para receber as orientações para o atendimento. 

A Clínica de Odontologia da UFPA fica localizada no Setor Profissional da Cidade Universitária José da Silveira Netto. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da faculdade 

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação

Publicado no Portal da UFPA em 06/12/2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página