Página inicial > Últimas Notícias > Série Melhores trabalhos V Coesa: Assistência à mulher no climatério

Série Melhores trabalhos V Coesa: Assistência à mulher no climatério

PREMIAÇÃO EM TEMAS LIVRES

Categoria: Extensão

Área Temática: Saúde pública

Título do Trabalho: ASSISTÊNCIA À MULHER NO CLIMATÉRIO

Autores: Débora de Oliveira Lima, Fábio Souza Veloso, Analou Messias Castro, Nathalia Vizeu Klautau de Amorim e Sonia Fátima da Silva Moreira

Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA)

• Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 08h55

Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2016, foi realizado o V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No dia 11 de novembro, último dia do Congresso, foram apresentadas as sessões de Temas Livres. Nestas, os cinco resumos expandidos melhor avaliados de cada categoria (Ensino, Extensão, Pesquisa e Relato de Experiência) foram apresentados. Em seguida, houve a premiações e a cerimônia de encerramento do evento, que acontece anualmente no Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA.

O trabalho premiado em terceiro lugar na categoria Extensão foi o intitulado “Assistência à Mulher no Climatério” (Figuras 1 e 2). De autoria dos graduandos de medicina da Universidade Federal do Pará Débora Lima, Fábio Veloso, Analou Castro e Nathalia Klautau, o trabalho, assim como o projeto, foi orientado pela Profa. Dra. Sonia Moreira, docente da UFPA e médica ginecologista e obstetra.

Figura 1 - Entrega do certificado de apresentação de Tema Livre

Figura 2 - Premiação do trabalho em 3º lugar da categoria de Extensão

O trabalho foi inspirado no projeto de extensão homônimo, que está em andamento desde o mês de março de 2016. O projeto baseia-se na escuta ativa, preenchimento de questionários e realização de palestras periódicas em unidades básicas de saúde de Belém, mais especificamente, Unidade Básica de Saúde do Guamá e CASMUC. O público alvo são mulheres entre 35 e 65 anos, atendidas pelo Sistema Único de Saúde em tais unidades.

O trabalho de extensão não se resume ao preenchimento de questionários e realização de palestras – em verdade, o grupo de pesquisa, composto por mais três discentes além dos autores do trabalho, reúne-se semanalmente para atualização sobre o tema, com leitura e discussão de artigos relacionados ao climatério, estudo de livros de estatística, elaboração de palestras, treinamento para aplicação de questionários e métodos de divulgação das atividades do grupo.

Até o momento de elaboração do resumo expandido, 64 entrevistas haviam sido realizadas (com preenchimento de 3 questionários cada – sociodemográfico, de atitudes diante da menopausa e de sintomas da menopausa presentes) e, por motivos de força maior, as palestras ainda não haviam sido realizadas. No CASMUC há um fluxo insuficiente de mulheres, impossibilitando o alcance planejado da palestra e o local planejado para as palestras na UBS do Guamá entrou em obras, impossibilitando a prática do planejamento no tempo programado. No entanto, no presente momento as palestras já estão com datas marcadas, para que seja possível dar continuidade ao projeto, e cartazes (figura 3) anunciando as datas de realização estão sendo afixados nas unidades que sediarão as palestras.

Figura 3 - Modelo do cartaz da próxima palestra

Durante as entrevistas, os alunos abordavam as participantes apresentando-se, aplicando o TCLE, em seguida o questionário sociodemográfico, o questionário sobre atitudes diante da menopausa e, por fim, o sobre sintomas da menopausa. O objetivo também é, se possível, continuar aplicando os questionários após a realização do ciclo de palestras para avaliar se, de um modo geral, as atitudes das mulheres com mais informações sobre o climatério se tornaram mais positivas. Além disso, se for verificada uma carência de assistência especializada a mulheres climatéricas, dada a abrangência e intensidade de seus sintomas, faz parte dos planos a longo prazo do grupo considerar a abertura de um ambulatório especializado para mulheres nessa fase da vida.

No fim da apresentação, o resultado preliminar do projeto de extensão foi apresentado. Foi observada uma atitude mais negativa na pré-menopausa; os sintomas foram distribuídos homogeneamente, porém a sintomatologia tendeu a ser mais severa na pós-menopausa; os sintomas apresentaram-se pouco severos ou moderados na perimenopausa e foi observada uma atitude mais negativa em mulheres de baixa escolaridade. Até o momento, os achados da pesquisa corroboram a literatura consultada, porém, com a prática das palestras, o objetivo é que a atitude das mulheres quanto a este período melhore.

Em conclusão, faz-se necessária a continuação das pesquisas para aumento do banco de dados, além da realização do ciclo de palestras de modo contínuo. Assim, será possível a análise da resposta da população consultada diante do projeto e do seu impacto social. Os ganhos acadêmicos desde o início do projeto se multiplicam, e a premiação do trabalho e escolha para ser apresentado entre os Temas Livres impulsionou o ímpeto da equipe em continuar dando seu melhor para render ganhos às mulheres e à população usuária da saúde pública de modo geral.

Referência

LIMA, D. O.; VELOSO, F, S.; CASTRO, A. M.; AMORIM, N. V. K.; MOREIRA, S. F. S. Assistência à mulher no climatério. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém. Anais ... Belém: Universidade Federal do Pará, 2016, ISSN 2359-084X.