Página inicial > Últimas Notícias > Série Melhores trabalhos V Coesa: Educação em saúde sobre alimentação saudável para crianças em risco social - Relato de experiência

PREMIAÇÃO EM TEMAS LIVRES

Categoria: Relato de experiência

Área Temática: Educação em saúde

Título do Trabalho: Educação em saúde sobre alimentação saudável para crianças em risco social: Relato de experiência

Autores: João Otávio Pinheiro Borges, Naiá Estrela Pinheiro, Erika Beatriz Borges Silva e Geyse Aline Rodrigues Dias

Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA)

• Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 09h26

No dia 11 de novembro de 2016 ocorreu o último dia do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nessa ocasião, foram apresentados os melhores trabalhos na sessão de Temas livres das categorias de Ensino, Extensão, Pesquisa e Relato de experiência, além de premiações e o encerramento do evento.

O trabalho premiado em terceiro lugar na categoria relato de experiência foi o intitulado “EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS EM RISCO SOCIAL: relato de experiência”, com autoria de João Borges, Naiá Pinheiro, Erika Silva, acadêmicos de enfermagem do 5º semestre, e da Professora Mestre Geyse Dias, orientadora (Figura 1).

Figura 1 - Recebimento do prêmio categoria Relato de Experiência

Este relato trata de uma atividade de educação em saúde desenvolvida durante as aulas práticas da Atividade Curricular Processos Educativos em Enfermagem I do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFPA. A atividade educativa sobre alimentação saudável foi construída, adaptada, executada e avaliada pelos acadêmicos e docente/orientadora no decorrer de aulas práticas desenvolvidas na Obra Social Lar Fabiano de Cristo, localizada no bairro do Guamá, periferia de Belém-PA. O público alvo foram crianças entre 5 e 7 anos de idade, as quais tem a família cadastrada na instituição.

A partir da observação da realidade, foi possível notar a necessidade da abordagem do tema, do diálogo e a participação na ação transformadora dos hábitos de vida das crianças. Durante a ação foram utilizados jogos e estratégias lúdicas para facilitar a compreensão das crianças, além de recursos audiovisuais, como o projetor multimídia para exibição de dois vídeos de animação sobre o tema para o acolhimento, foi ainda adaptado um Jogo da memória (Figura 2), feito em folha de isopor, com seis imagens (legumes, frutas, água, balas, chocolate e refrigerante), as crianças brincaram escolhendo e explicando sobre o que entendiam a respeito da figura em exposição, recebendo orientações e retirando dúvidas acerca do tema.

Figura 2 - Dinâmica do Jogo da Memória

Observou-se, nesse momento a necessidade de recorrer aos conhecimentos científicos que auxiliassem o raciocínio das crianças na compreensão do assunto, não somente em suas manifestações empíricas, mas nos princípios teóricos que explicam os benefícios de uma boa alimentação, isto é, em suas causas e consequências, de modo que elas pudessem entender como uma educação alimentar pode ajudar no seu crescimento saudável (Figura 3).

Figura 3 - Exibição dos vídeos e orientações dos autores às crianças sobre o tema estudado

As crianças foram orientadas quanto à importância de terem bons hábitos alimentares e demonstraram compreensão sobre a ingesta dos nutrientes citados como bons para o crescimento e desenvolvimento. A atividade seguiu com uma competição sadia acerca dos vídeos exibidos inicialmente, já que a disputa sadia permite maior interação das crianças favorecendo o aprendizado. Por fim, foram distribuídos desenhos sobre alimentação saudável para colorir, como gratificação à participação e interação das crianças, sendo uma forma de recompensa-las pelo envolvimento na atividade (Figura 4).

Figura 4 - Crianças colorindo os desenhos distribuídos pela equipe

Essa proposta de educação em saúde seguiu um Modelo Participativo de prática educativa, baseado na Pedagogia Problematizadora Libertadora de Paulo Freire, detectando os problemas reais a partir da observação da realidade das crianças em questão, por isso buscou-se soluções originais e criativas, que possibilitaram validar o aprendizado não somente para as crianças, mas também para os acadêmicos de enfermagem, que exerceram com maestria o papel de educadores em saúde para o empoderamento da população diante da sua realidade, contribuindo à promoção e prevenção da saúde do indivíduo e comunidade.

Referência

BORGES, J. O. P.; PINHEIRO, N. E.; SILVA, E. B. B.; DIAS, G. A. R. Educação em saúde sobre alimentação saudável para crianças em risco social: Relato de experiência. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém. Anais ... Belém: Universidade Federal do Pará, 2016, ISSN 2359-084X.