Página inicial > Últimas Notícias > Série Melhores trabalhos V Coesa: Avaliação da dor e da capacidade funcional de indivíduos com lombalgia crônica em tratamento fisioterapêutico

PREMIAÇÃO EM APRESENTAÇÃO DE E-PÔSTER

Categoria: Pesquisa

Área Temática: Saúde pública

Título do Trabalho: Avaliação da dor e da capacidade funcional de indivíduos com lombalgia crônica em tratamento fisioterapêutico

Autores: Juliene Corrêa Barbosa, Bianca Caroline Silva da Cunha, Cristina Maria da Silva e Paulo Douglas de Oliveira Andrade

Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA)

• Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 13h59

Do dia 9 ao dia 11 de novembro de 2016 ocorreu o V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nessa ocasião, foram apresentadas palestras de diversos profissionais, além de trabalhos aceitos na sessão de ê-pôster, como também na sessão de temas livres, ambos trabalhos nas categorias de Ensino, Extensão, Pesquisa e Relato de Experiência. No último dia de congresso, o trabalho premiado em terceiro lugar em apresentação de e-pôster na categoria Pesquisa foi o intitulado "AVALIAÇÃO DA DOR E DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA CRÔNICA EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO”, com autoria de Juliene Corrêa Barbosa (Figura 1), Bianca Caroline Silva da Cunha, Cristina Maria da Silva, acadêmicas de fisioterapia da UFPA, e do professor mestre Paulo Douglas de Oliveira Andrade, orientador.

Figura 1 - Autora com certificado Coesa categoria Pesquisa

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a dor e a capacidade funcional de indivíduos com lombalgia crônica, pois se sabe que, de acordo com as literaturas, a lombalgia é uma condição de dor, considerada como uma síndrome incapacitante que possui uma recorrência muito alta na população, com a incidência em cerca de 80% da em algum momento de sua vida. Assim, foi feito um estudo de caráter transversal, descritivo, para o qual foi selecionado, em amostra por conveniência, pacientes que realizavam atendimento fisioterapêutico em uma clínica de fisioterapia na cidade de Belém/PA.

O critério de inclusão limitou-se a pacientes com queixas de dor lombar crônica no momento da aplicação do questionário, que realizavam terapia manual e cinesioterapia como protocolo de tratamento fisioterapêutico e que não aderiram ao tratamento medicamentoso e nem um outro tipo de tratamento associado para o alívio da dor, visto que essa variável poderia interferir substancialmente nos resultados da pesquisa em questão; além do que, todos os pacientes precisavam ter realizado, no mínimo, 10 sessões de fisioterapia. Todos os entrevistados que aceitaram participar da pesquisa, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Para avaliar a dor e a capacidade funcional desses indivíduos, foi utilizado o Questionário de Rolland Morris (RMDQ), que é composto por 24 perguntas sobre atividades de vida diária, com respostas dicotômicas (sim ou não), e o resultado final corresponde à soma das respostas “Sim”, o score varia de 0 a 24 pontos, onde 0 corresponde a uma pessoa sem queixas, e 24 uma pessoa com limitações muito graves decorrentes da lombalgia; quanto maior for o score, maior será a incapacidade gerada pela dor lombar. O questionário em questão tem como ponto de coorte o score 14, ou seja, indivíduos avaliados com um score maior que 14 apresentam incapacidade. Para a realização da pesquisa foram entrevistados 20 pacientes, com idades entre 27 e 77 anos, sendo 12 (60%) do gênero masculino e 8 (40%) do gênero feminino (Figura 2). Quanto à análise da função, pelo questionário de Rolland Morris, 12 pacientes (60%), foram classificados como capacitados funcionalmente e 8 pacientes (40%) como funcionalmente incapacitados (Figura 3).

Figura 2 - Gênero dos pacientes analisados

Figura 3 - Resultados de acordo com o Questionário de Rolland Morris

Tal como demonstrado na literatura mundial, a maior parte de nossos pacientes, apesar de apresentarem um quadro de dor lombar, foram classificados como capacitados funcionalmente, o que corrobora com o estudo desenvolvido por Freitas (2011), que considera a cinesioterapia realizada como tratamento para lombalgia, a principal contribuinte para a melhora do quadro clínico desses pacientes, por melhorar a capacidade funcional dos músculos estabilizadores da coluna lombar, em especial na ativação do músculo transverso do abdômen.

Assim, os resultados dessa pesquisa, permitem inferir que a capacidade funcional preservada, de pacientes submetidos ao tratamento fisioterapêutico através da cinesioterapia e terapia manual, ocorreu especialmente por meio da flexibilização e ativação muscular, gerando impacto positivo na dor lombar, diminuindo sua intensidade e melhorando a capacidade funcional dos músculos estabilizadores do tronco.

Referência

BARBOSA, J. C.; CUNHA, B. C. S.; SILVA, C. M.; ANDRADE, P. D. O. Avaliação da dor e da capacidade funcional de indivíduos com lombalgia crônica em tratamento fisioterapêutico. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém. Anais ... Belém: Universidade Federal do Pará, 2016, ISSN 2359-084X.