Página inicial > Últimas Notícias > Série Melhores trabalhos V Coesa: Atuação do enfermeiro na aplicação da malha de nylon 100% impregnado com prata

PREMIAÇÃO EM APRESENTAÇÃO DE E-PÔSTER

Categoria: Relato de experiência

Área Temática: Aplicações clínicas

Título do Trabalho: Atuação do enfermeiro na aplicação da malha de nylon 100% impregnado com prata, da espuma de poliuretano hidrofílico com prata iônica e bandagens compressivas no tratamento da úlcera de estase venosa

Autores: Thammy Rafaella Souto Capistana1, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar2, Hellen de Paula Silva da Rocha Graduação3 e Tereza Cristina Abreu Tavares4

Instituições: 1Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), 2Universidade Federal do Pará (UFPA), 3Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (IPAMB), 4Faculdade Metropolitana de Belém (FAMAZ)

• Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 12h02

De 9 a 11 de novembro de 2016 ocorreu o V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nessa ocasião, foram apresentadas palestras de diversos profissionais, além de trabalhos aceitos na sessão de ê-pôster, como também na sessão de temas livres, ambos trabalhos nas categorias de Ensino, Extensão, Pesquisa e Relato de Experiência. No último dia de congresso, o trabalho premiado em terceiro lugar em apresentação de e-pôster na categoria Relato de Experiência foi o intitulado "ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA APLICAÇÃO DA MALHA DE NYLON 100% IMPREGNADO COM PRATA, DA ESPUMA DE POLIURETANO HIDROFÍLICO COM PRATA IÔNICA E BANDAGENS COMPRESSIVAS NO TRATAMENTO DA ÚLCERA DE ESTASE VENOSA”, de autoria de Thammy Rafaella Souto Capistana, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar, Hellen de Paula Silva da Rocha Graduação e Tereza Cristina Abreu Tavares.

Esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiência vivenciada sobre o caso de um paciente com diagnóstico fechado de insuficiência venosa crônica. O trabalho possui 4 etapas a serem abordadas.

Na primeira etapa, as autoras do estudo explanam sobre a insuficiência venosa crônica em membros inferiores e sobre a úlcera de estase venosa. Abordam o conceito, suas causas, os principais sinais que surgem no indivíduo concomitantemente à lesão, as regiões que são afetadas com maior frequência, as principais queixas relatadas pelos pacientes acometidos, além de, enfocarem na atuação do enfermeiro como profissional de extrema relevância no que tange à avaliação da ferida e sinais clínicos, tratamento e educação em saúde para a população atingida, tornando-a então, mais esclarecida e proporcionando maior qualidade na assistência ao serviço ofertado.

Na segunda etapa, as autoras explicitam a execução de um plano assistencial em um paciente com diagnóstico fechado de insuficiência venosa crônica, em uma Instituição de Saúde do Município de Belém, no período de 09/09/2016 a 23/09/2016. Plano este, constituído no uso de placa de nylon 100% impregnada com prata (curatec silver coat), espuma de poliuretano hidrofílica com prata iônica e metálica (curatec silver foam), além da bandagem dupla de compressão (KTwo), composta por uma bandagem branca (KTech) e uma bandagem bege (KPress), como terapia. O cliente JMF, do sexo masculino, 53 anos, natural de Belém-pa, católico, divorciado, ensino fundamental completo, afastado do serviço há oito anos onde exercia a função de agente de serviços gerais, morando em casa de alvenaria com dois cômodos em área urbana, procurou a sala de curativos da instituição de saúde após trauma em membro inferior esquerdo e queixa de dor local; apresentando úlcera de estase de aproximadamente 10cm com bordas irregulares e maceração perilesional. Foi então, realizado o curativo com limpeza do leito da lesão com SF 0,9%, aplicado a malha de nylon 100% impregnado com prata ou espuma de poliuretano hidrofílico com prata iônica e metálica como curativo primário, utilizado o KTech como bandagem primária ficando em contato direto com a pele do paciente, logo em seguida utilizaram a segunda bandagem o KPress.

Figura 1 - Úlcera de origem venosa

Figura 2 - Bandagem KTech

Figura 3 - Bandagem KPress

Na terceira etapa, as autoras observaram os resultados da terapia executada. Resultados estes extremamente satisfatórios, pois constataram que na primeira semana de terapia no paciente em estudo, o ferimento estava mais seco e com aspecto menos brilhante, além de que, houve melhora considerável no edema local. Na segunda e terceira troca do curativo, o edema local havia desaparecido. Na quarta troca do curativo a úlcera estava visivelmente mais seca, as bordas pouco maceradas, não havia edema na perna nem presença de odor. Esse tipo de curativo aplicado, além de ser macio e confortável absorve muito bem o exsudato da ferida, já que possui a prata iônica que é antimicrobiana, diminui consideravelmente o edema, pois a bandagem dupla de compressão (KTwo) possui essa ação.

Na última etapa, as autoras ao concluírem o relato da experiência vivida e alcançarem resultados primorosos, reafirmam a importância do profissional enfermeiro como um dos atuantes cruciais na abordagem terapêutica do paciente com úlcera de estase venosa. Afinal, ele é um dos que lida diretamente com o cliente adoentado, ouvindo seus anseios, esclarecendo suas dúvidas, além de também, ser um dos detentores do conhecimento científico necessário à execução com primazia da assistência de saúde, proporcionando então, qualidade de vida aos seus pacientes, bem como à população.

Referência

CAPISTANA, T. R. S.; AGUIAR, V. F. F.; ROCHA, H. P. S; TAVARES, T. C. A. Atuação do enfermeiro na aplicação da malha de nylon 100% impregnado com prata, da espuma de poliuretano hidrofílico com prata iônica e bandagens compressivas no tratamento da úlcera de estase venosa. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém. Anais ... Belém: Universidade Federal do Pará, 2016, ISSN 2359-084X.