Página inicial > Últimas Notícias > Série Melhores trabalhos V Coesa: Educar em saúde transforma

Série Melhores trabalhos V Coesa: Educar em saúde transforma

PREMIAÇÃO NO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA EXTENSÃO DO ICS

Título da fotografia: Educar em saúde transforma

Título do projeto de extensão: A ludicidade como ferramenta para promoção da saúde de crianças e adolescentes no espaço escolar

Autores: FLEXA, T.C.S.; CARVALHO, J.N.

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 13h11

No dia 11 de novembro de 2016 ocorreu o último dia do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nessa ocasião, foram premiados os melhores trabalhos do V COESA, dentre esses, a divulgação do resultado do I Concurso de Fotografia da Extensão do ICS. A fotografia "Educar em saúde transforma" (Figura 1) foi premiada em 1º lugar com 1.485 curtidas no Facebook.

Figura 1 - Fotografia premiada no I Concurso de Fotografia da Extensão do ICS em 1º lugar com 1.485 curtidas

A fotografia surgiu a partir da vivência no projeto de extensão "A ludicidade como ferramenta de promoção da saúde para crianças e adolescentes no espaço escolar” da Faculdade de Enfermagem, apoiado pela Pró- Reitoria de Extensão (PROEX) da UFPA. Esse projeto, além da extensão, alia o ensino e a pesquisa e visa contribuir no cenário escolar com a promoção da saúde de crianças e adolescentes na faixa etária entre 5 a 15 anos.

Foram utilizadas estratégias lúdicas para ensinar sobre saúde, levando em consideração a Política Nacional de Promoção da Saúde, a singularidade e a diversidade da Região Amazônica, segundo os mecanismos de planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde, pois compreende-se a saúde como um processo amplo que envolve para além dos cuidados com o corpo físico.

As atividades propostas são também direcionadas a trabalhar amizade, companheirismo, afetividade, responsabilidade, paz, amigos, abraços, respeito, comum a perspectiva de ofuscar a violência tão presente em todos os espaços da escola, dos domicílios e das comunidades. O projeto é desenvolvido numa escola de ensino fundamental no entorno da Universidade Federal do Pará no bairro da Terra Firme, Belém, Pará. Nesse projeto participam os professores-pesquisadores e 19 acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará.

A realização de projetos dessa natureza promove a interlocução entre a academia e a comunidade possibilitando ao acadêmico vivenciar experiências ímpares e traz como resultados à comunidade acadêmica trabalhos de pesquisas científicas que são apresentados em eventos nacionais e internacionais, assim como, o aprendizado em promover a saúde de crianças e adolescentes, monitorar o crescimento e desenvolvimento tanto no âmbito da saúde quanto da educação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses alunos.

Veja abaixo outras fotografias do projeto (Figuras 2, 3 e 4).

Figura 2 - Equipe Acadêmica do projeto

Figura 3 - Utilizando teatro de fantoches para abordar sobre a importância da vacina HPV durante a campanha nas escolas

Figura 4 - Atividade educativa sobre lavagem das mãos