Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Odontologia comemora 95 anos sessão solene

Faculdade de Odontologia comemora 95 anos sessão solene

• Publicado: Terça, 07 de Julho de 2009, 15h10

A Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA comemora 95 anos de atividade no próximo dia 4 de julho. Uma sessão solene irá homenagear ex-diretores, ex-coordernadores, profissionais e alunos que contribuíram para a história da Faculdade. A celebração será realizada na próxima segunda-feira (dia 6), às 11h, no Conselho Regional de Odontologia.

A pequena comemoração se deve ao fato de que as atenções da Direção estão voltadas para as reformas físicas pelo qual a Faculdade está passando. Estão sendo investidos mais de 84 mil reais na pintura externa do prédio da administração e na manutenção e reforma dos quatro clínicas odontológicas para melhor qualificar o atendimento à comunidade.

Segundo o Diretor, Professor Armando Chermont, a importância de priorizar a melhoria dos consultórios se deve a quantidade de atendimentos. “Esta melhoria é fundamental porque temos um procura grande. Somente em 2008 fizemos um trabalho social que atendeu 14 mil 732 pacientes. Foram realizados mais de 115 mil procedimentos como: restauração, extração, cirurgia de canal, radiografias e consultas”, justifica.

O atendimento humanizado é um dos principais pontos da academia. “Desde o início do curso mostramos a realidade aos alunos. Eles aprendem sobre o funcionamento do SUS e a importância do trabalho de Saúde da Família”, esclarece o Professor Chermont. “É primordial que este trabalho com o público. Incutimos em nossos alunos a ideia de sempre atender um paciente doente, porque a dor de dente é uma das piores que se pode ter”, acrescenta.

Quanto às comemorações, ele enfatiza que ela não pode deixar de ser realizada. “Tudo que se aproxima de um centenário significa que a existência tem sido profícua”, comenta. “Apesar de todos os problemas que qualquer faculdade pública tem, no ano passado conseguimos do MEC a nota 4, ou seja, estamos a um ponto da nota máxima e bem antes do centenário queremos chegar lá”, revela.

Todos os alunos foram convidados para participar as sessão solene. Anne Lima, aluna do 9º semestre, será a cerimonialista. “Sinto-me lisonjeada ao compartilhar este momento histórico com alunos, professores e todos os profissionais que ajudam a manter a Faculdade e nos acompanham em nossa jornada”, confessa. “É um privilégio indescritível fazer parte da segunda Faculdade mais antiga do Pará, que tem formado cidadãos humanos, que procuram o bem estar do próximo”, comenta.

A Faculdade de Odontologia é uma das maiores da UFPa. Além da graduação, possui diversos cursos de especialização como odontopediatria, ortodontia, ortopedia, prótese, dentística, radiologias, implante. Como parte das celebrações de aniversario está sendo planejado mais cursos. “Para o próximo semestre, está em processo de finalização uma nova especialização direcionada para pacientes com necessidades especiais e um mestrado. Em 2010, os planos incluem um doutorado. Esta é a comemoração que a Faculdade merece”, finaliza o Diretor da Faculdade.

95 anos formando profissionais

Durante a febre da borracha o Pará viveu o anseio de crescer e se transformar em um grande centro irradiador de cultura e ciência. Neste período Belém era um centro de arte e cultura importante nacionalmente, mas carecia de Faculdades. Jovens que pretendiam seguir seus estudos tinham que abandonar a cidade para cursar a Academia.

Existia no município a Sociedade Propagadora das Ciências, que mais tarde seria sucedida pela Associação Científica do Pará. Faziam parte dela, homens da ciência, visionários que tinham informações sobre o desenvolvimento de cursos acadêmicos existentes no Rio de Janeiro e na Bahia. Únicos locais onde existiam cursos superiores odontologia.

No dia 4 de julho de 1914, na residência do Professor Joaquim Tavares Viana, foi criada a “Escola Livre de Odontologia do Pará. Participaram de sua criação Antonio Magno e Silva, Carmelino Salgado, Antonio Periassú, Camilo Salgado,Jayme Aben-Athar Pinheiro Sozinho e o Farmacêutico Lima e Silva, que formaram a sua congregação. Sob o amparo da Associação, foi instalada provisoriamente no pavimento térreo do Colégio Estadual Paes de Carvalho.

Sua primeira transformação foi em 12 de abril de 1920 quando com novas perspectivas de avanços, de evolução e melhorias passa a se chamar Faculdade Livre de Odontologia do Pará. Durante a administração de Antonio Magno e Silva, em 30 dia maio de 1936, foi encampada pelo Governo do Estado, fiscalizada pelo Governo Federal e denominada Faculdade de Odontologia do Pará.

Até 1955, muitas foram os sacrifícios para dos mestres em formar em cultores da arte e da ciência àqueles que procuraram a Faculdade. Nessa difícil missão, diversos espaços da cidade serviram de sede. Entre elas estão os porões do Ginásio Progresso Paraense, casas na 13 de Maio e na Padre Eutíquio. Mas foi em frente à Praça Batista Campos que obteve grande impulso para se transformar em um curso superior moderno.

Sob a direção do Professor João Batista Cordeiro de Azevedo, foi federalizada em 2 de julho 1957, para a criação da Universidade Federal do Pará. Em 1970, com a Reforma do Ensino Superior, com a implantação de Coordenadorias e Departamentos nos Cursos passa a se denominar Curso de Odontologia do Centro Biomédico da Universidade Federal do Pará. Finalmente, em 2007, voltou a ser Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará.

Serviço: A cerimônia solene é aberta ao público e será realizada no dia 6 (segunda-feira), às 11h, no auditório do Conselho Regional de Odontologia, localizado na Av. Alcindo Cacela 1277. A celebração será seguida de um coffe break e a apresentação de voz e violão do aluno da Faculdade, Hicson Augusto Figueiredo do Carmo.

Texto: Lorena Claudino - Bolsista de Comuncação Social do ICS