Página inicial > Últimas Notícias > Participação na JOEXPE supera expectativas

Participação na JOEXPE supera expectativas

Os números comprovam que este ano a quantidade de participantes foi maior do que o esperado, tanto em trabalhos inscritos quanto de pessoas que vieram apenas prestigiar e conhecer os projetos do ICS. Foram mais de 625 participantes, entre professores, discentes e técnicos, além de alunos de outras áreas afins, como psicologia, biomedicina e pós-graduação do ICB.

• Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2009, 19h11

Segundo a Diretora Acadêmica do ICS, a Professora Rosa Maria Dias, todos os trabalhos os projetos de extensão e pesquisa de alguma forma apresentaram seus resultados durante a Jornada, seja por apresentação oral ou através de pôster. “Este ano tivemos um maior numero de trabalhos apresentados, mas vale ressaltar que neste ano também foram incluídos os projetos de pesquisa”, afirma. Para os próximos anos a Jornada deve passar por mudanças para abrigar a grande procura. “Acreditamos que este número aumente anualmente porque a JOEXPE já faz parte do calendário acadêmico do ICS”, conclui a Professora Rosa Dias.

Para ela, este foi um resultado gratificante “Esta edição nos surpreendeu pelo número de participantes, o que veio nos mostrar que a comunidade acadêmica do ICS está totalmente comprometida com o desenvolvimento da pesquisa e da extensão. Com a participação fundamental dos professores que estiveram presentes para prestigiar e incentivar seus alunos”, avalia a Diretora Acadêmica.

O professor Eduardo Costa, acostumado a apresentar seus projetos de pesquisa Brasil afora, também acha importante que seja realizada este tipo de Jornada. “Só agora o Instituto começou a mostrar o que produzimos. Já era o momento de termos esta jornada, na verdade ela começou com um pouco de atraso”, avalia. “Sempre fomos muito cobrados para desenvolver produção cientifica, principalmente quando somos comparados a outros Institutos direcionados para a pesquisa”, esclarece. “No ICS, além da pesquisa e da docência, temos que realizar o atendimento, o que acaba sendo muito trabalhoso, mas agora que todo mundo começou a descobrir nossos projetos, saímos dessa crise de comparação”, conclui do Professor.

Os números também revelam que todos têm interesse em expor os seus trabalhos. Foram 25 inscrições para apresentação oral e 45 trabalhos em pôsteres. Laura Viana, aluna do quarto semestre de medicina, foi uma das que gostou a apresentar seus resultados. “Acho fundamental esta oportunidade a divulgar nossos dados de pesquisa para outras pessoas e ter a oportunidade de ver os dados que elas obtiveram também porque esta participação serve tanto para o aprendizado quanto para o currículo”, comenta. “Isto é importante porque na área de saúde, há muita multidisciplinaridade na produção”, explica a expositora.

Thiago Portal, aluno do segundo semestre de farmácia, foi outro que entendeu a importância acadêmica da Jornada. “Percebo que quem é de fora da Universidade não sabe nada o que ela produz dentro de sua graduação e que este não é só um espaço de ensino, a Universidade serve também para nos expandirmos”, percebeu o discente. “O conhecimento das diversas atividades de pesquisa e a extensão se tornam muito importantes porque servem para o aluno trilhar seus objetivos, além de aprender a aplicabilidade do que estudamos”, conclui.

Como resultado da avaliação da Jornada a Diretora do ICS, a Professora Eliete da Cunha Araújo, faz suas considerações. “O Instituto, com suas 6 faculdades, 2 pós-graduações, 142 mestres, 88 doutores e com pesquisas que vão do âmbito social á nanotecnologia, produz as credenciais necessárias para alavancar o ensino, a pesquisa e a extensão”, explica. “O resultado da JOEXPE deste ano nos dá fôlego para vencer novos desafios. Ela nos traz benefícios técnico-científicos e congraçamento entre docentes, técnicos administrativos e discentes. Fatores importantes para tornar este evento um marco na historia do Instituto”, conclui a Diretora.

Texto: Lorena Claudino – Bolsista de Comunicação Social do ICS

Contatos: 8136-1441/ lorenaclaudino@gmail.com