Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Odontologia é homenageada pelos seus 95 anos

Faculdade de Odontologia é homenageada pelos seus 95 anos

Em sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) foi comemorado os 95 anos da Faculdade de Odontologia e também o Dia do Cirurgião Dentista. As homenagens foram sugeridas pelos Deputados Estaduais Márcio Miranda e Joaquim Passarinho e foi acatada por unanimidade, como um reconhecimento que UFPA, demais universidades e profissionais por estarem se sobressaído em todo o território nacional.

• Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2009, 18h50

O Deputado Joaquim Passarinho falou da importância que a odontologia tem alcançado. “Temos um dever com a Faculdade de Odontologia porque a sociedade e o Estado reconhecem a importância deste profissional e os diversos municípios cobram o atendimento deles nos postos de saúde porque entenderam que não é mais necessário extrair um dente já que pode se recuperar”, declara.

Esta homenagem é um reflexo das contribuições da Faculdade com a sociedade; através da pesquisa por avanços tecnológicos; por meio da extensão, no atendimento a pacientes em suas quatro clínicas; e no ensino, com discentes atuando nelas como forma de aprendizado. Ações que tem elevado o reconhecimento destes profissionais.

O Pró-Reitor de Planejamento, Erick Nelo Pedreira, representando o Reitor, comentou a importância deste reconhecimento para a UFPA. “Esta homenagem partiu da Assembléia Legislativa o que demonstra que a Universidade tem desempenhado seus melhores serviços em ensino, pesquisa e extensão”, começa. “A Faculdade de Odontologia tem feito uma contribuição social muito importante, já que realizou 13 mil atendimentos no entorno da universidade e em outros municípios. O que por si só já vale comemorar”, acrescenta. “E culmina com o Dia do Cirurgião Dentista para se pensar na melhoria e na sua qualificação”, finaliza.

Esta homenagem é um reflexo das contribuições da Faculdade com a sociedade; através da pesquisa por avanços tecnológicos; por meio da extensão, no atendimento a pacientes em suas quatro clínicas; e no ensino, com discentes atuando nelas como forma de aprendizado. Ações que tem elevado o reconhecimento destes profissionais; que segundo o Diretor da Faculdade, Armando Brito Chermont, está passando por um grande momento. “São diversas conquistas que passam desde reformas físicas e estruturais até a criação de um curso de Doutorado em convenio com a Universidade de São Paulo para o ano de 2010, será o primeiro da Região Norte”, comenta.

A sessão especial foi o momento das diversas instituições que participaram homenagearem muitos profissionais. Entre eles estava Chermont que recebeu uma placa da Academia Paraense de Odontologia, como ex-presidente, cirurgião dentista e professor e um diploma da ALEPA pelos 95 Anos da Faculdade.

Os professores Antônio Nogueira e Carlos Zacca, Vice-Diretor da Faculdade, também foram homenageados. Zacca foi eleito o “Professor do Ano” pelo Conselho da Faculdade por ter se destacado na sala de aula e com o alunado no ano de 2009. Contribuindo para a evolução da odontologia no Pará e no Brasil e qualificando alunos para ingressar em qualquer mestrado ou doutorado. “Sinto-me gratificado depois de 33 anos dedicados à Faculdade, atuando como professor, mas também na administração”, comenta o Vice-Diretor.

Texto: Lorena Claudino – Assessoria de Comunicação Social do ICS

Contatos: 8136-1441/ lorenaclaudino@gmail.com