Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Especialização do ICS resulta em publicação

Curso de Especialização do ICS resulta em publicação

O resultado do II Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF), realizado pela Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, cumpriu duplamente seu papel na produção de conhecimento. Além de capacitar profissionais que atuam no Programa Saúde da Família, implantado pelo SUS em 1994, também publica o livro “Saúde da Família: atenção primaria na Amazônia”.

• Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2010, 13h22

O livro é uma contribuição aos estudos sobre a Estratégia Saúde da Família. Ele aborda uma diversidade de problemas em várias unidades de saúde socioespacias como ilhas, comunidades, bairros , distritos, municípios e estado, com enfoque na atenção primária dentro o contexto do SUS, a partir da vivência dos alunos.

A coordenadora do CESF e professora da Faculdade de Medicina, Rosa Carmina de Sena Couto pretende com esta publicação fortalecer este novo modelo de atuação do SUS. “Temos que discutir constantemente este assunto porque e a atua política de saúde primaria do Ministério da Saúde, e sua implantação ainda é recente no país”. Segundo ela, o conteúdo do livro é contextualizado para que se possa entender a realidade nos locais de atuação para uma ação mais preventiva. “Precisamos conhecer as causas das doenças para propor projetos de combate a elas”, explica.

Rosa Couto firma o compromisso da UFPA com a sociedade, a partir desta publicação. “Estamos apresentando os resultados obtidos pelos alunos e dando oportunidade daqueles que não puderam participar do curso de ter acesso as informações”, justifica. A procura pelo curso foi de aproximadamente duzentas pessoas, uma quantidade acima das quarenta vagas disponibilizadas. “Estes números revelam o interesse e a importância de se estar atualizado neste novo modelo”, conclui.

A proposta do Sistema de Saúde Primária do Ministério da Saúde exige que seus profissionais estejam atualizados e conheçam a realidade sanitária, social e local. Qualidades indispensáveis para uma aproximação com a sociedade, incentivando sua participação para que efetivamente seja realizada a prevenção de complicação de doenças crônicas, assim como, a análise de epidemiologias. Estas questões vão além do atendimento em saúde e envolvem o âmbito social, necessitando de analises localizadas, com uma visão focalizada.

Serviço: O pré-lançamento do livro “Saúde da Família: atenção primária na Amazônia, acontece no dia 8 (segunda-feira), às 16h, na UNAMAZ ( Trav. 3 de Maio 1573). A organização é de Rosa Carmina de Sena Couto, coordenadora do CESF e professora da Faculdade de Medicina; e de Rosa Acevedo Marim, Professora do NAEA.

Texto: Lorena Claudino – Assessoria de Comunicação Social do ICS

Contato: 8136-1441