Página inicial > Últimas Notícias > Livro Memória Histórica da Faculdade Medicina e Cirurgia do Pará

Livro Memória Histórica da Faculdade Medicina e Cirurgia do Pará

Preservar a memória e a história da primeira faculdade de medicina do Norte do Brasil. Foi o objetivo da pesquisa dos doutores Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria Abreu Júnior, que resultou no livro "Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, 1919/1950 - da fundação à federalização", lançado em 2010.

• Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2011, 08h00

A obra é resultado de cerca de dois anos de levantamento de dados históricos sobre a Faculdade de Medicina do Pará, fundada em 1919, até sua federalização, em 1950, relatando também fatos importantes sobre a história política e econômica do Pará. O livro possui mais de 400 páginas, com fotografias, ilustrações, trechos de jornais da época, entrevistas, depoimentos e uma ampla pesquisa bibliográfica feita pelos autores, e é fonte de pesquisa para historiadores, estudantes de medicina e de diversas áreas do conhecimento.

Para a diretora da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, Vilma Costa Bastos, o livro é de fundamental importância para o Instituto, visto que foi o resultado de um árduo trabalho de pesquisa, e contribui para a a valorização histórica e a preservação da memória da Faculdade de Medicina do Pará.

O livro "Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará" está disponível para empréstimo na biblioteca setorial do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA.