Página inicial > Últimas Notícias > Série Melhores trabalhos V Coesa: Incentivo ao autocuidado infantil

Série Melhores trabalhos V Coesa: Incentivo ao autocuidado infantil

PREMIAÇÃO NO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA EXTENSÃO DO ICS

Título da fotografia: Incentivo ao autocuidado infantil

Título do projeto de extensão: Criando um espaço para o desenvolvimento humano

Autores: Adriana Borges Melo e Amariles Maria das Graças Ferreira Pacheco

• Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 11h34

No V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA) ocorrido no período de 8 a 11 de Novembro de 2016, promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), houve o I Concurso de Fotografia da Extensão do ICS, tema: Saúde na extensão, com intuito de estimular a reflexão sobre a extensão universitária no Instituto de Ciências da Saúde da UFPA. Esta foi uma proposta do ICS visando reconhecer e encontrar sua identidade na extensão em saúde.

O júri técnico designado pela comissão organizadora selecionou as 10 melhores fotografias para, a critério do público, eleger por meio do Facebook as 3 fotos vencedoras do concurso com maior número de curtidas. Dentre elas, a fotografia intitulada “INCENTIVO AO AUTOCUIDADO INFANTIL” de autoria de Adriana Borges Melo, bolsista do projeto de extensão "CRIANDO UM ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO", coordenado pela professora mestre Amariles Maria das Graças Pacheco, obteve 814 curtidas sendo eleita em 3° lugar entre as fotos vencedoras do concurso (Figuras 1).

Figura 1 - Recebimento da Premiação do I Concurso de Fotografia da Extensão do ICS

Esta fotografia (Figura 2) trata de uma atividade de educação em saúde realizada no referido projeto de extensão. Nessa atividade educativa foram abordados os temas sobre Lavagem das Mãos e Higiene Corporal, utilizando como estratégia educativa as imagens lúdicas, jogos, dinâmicas e paródia visando facilitar o entendimento e compreensão das crianças (Figura 3).

Figura 2 - Fotografia do concurso: Incentivo ao Autocuidado Infantil

Figura 3 - Material sobre os passos da lavagem das mãos utilizado na atividade educativa

O público alvo desta ação educativa foram 50 crianças na faixa etária de 7 a 10 anos, matriculadas no reforço escolar oferecido pelo projeto "Divina Providência", obra social da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, da comunidade São Lourenço, localizada no Bairro da Condor, em Belém-PA. Nesse local ocorre a atuação da extensão universitária em parceria com o projeto social da igreja. Tal atividade teve por objetivo demostrar que os hábitos de autocuidado como a correta lavagem das mãos e uma adequada higiene corporal são essenciais para a manutenção da saúde do indivíduo e da coletividade, sendo esses cuidados fatores de proteção à saúde e auxiliadores na prevenção de doenças.

Com os resultados obtidos através dessa atividade de educação em saúde, o que se pretendeu foi alcançado. Assim, o desenvolvimento de estratégias educativas são primordiais para a promoção da saúde. Nesse contexto, o profissional de Enfermagem deve proporcionar as crianças uma educação em saúde voltada para o seu cotidiano, tendo em vista desenvolver nessa faixa etária o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e de sua comunidade. Para isso, é essencial a parceria entre a escola e família para que seja colocado em prática o conhecimento adquirido pelas crianças. Assim, a educação em saúde é uma forma de contribuir para a promoção da saúde destas crianças, levando esses atores sociais a refletirem quanto a adoção de práticas saudáveis e se tornarem agentes promotores de saúde (Figura 4).

Figura 4 - Participação das crianças na ação educativa

REFERÊNCIA

MELO, Adriana Borges; PACHECO, Amariles Maria das Graças Ferreira. INCENTIVO AO AUTOCUIDADO INFANTIL (I Concurso de Fotografia do ICS). V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA). Belém, 2016.