Página inicial > Últimas Notícias > Livro vem orientar profissionais da saúde sobre segurança do paciente

Livro vem orientar profissionais da saúde sobre segurança do paciente

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 17h23

Acontece no dia 11 de novembro (sábado), o lançamento do livro “Segurança do paciente: orientações para uma assistência segura”, na Livraria Leitura no Shopping Pátio Belém.

O livro organizado pelo Dr. Ademir Ferreira da Silva Júnior, Pós-Doutor na área de segurança do paciente, é uma coletânea de capítulos que apresenta uma base comum de conhecimentos a partir de saberes integrados de pesquisadores e profissionais de saúde, acerca da segurança do paciente em todos os níveis da rede de serviços em saúde. São abordados no livro o panorama histórico sobre a temática, além de conceitos, protocolos, metas internacionais, Núcleo de Segurança do Paciente e o trabalho multiprofissional nas Clínicas Médica e Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva e no Centro Cirúrgico.

“Discutir este tema é fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, uma vez que precisamos garantir a segurança do paciente, visto que muitos erros acontecem na assistência à saúde. Esses erros podem se traduzir em aumento de tempo de hospitalização, complicações no quadro e até mesmo levar à morte. O tema segurança do paciente vem justamente para que os riscos desses danos diminuam até um nível aceitável, ou até mesmo que haja eliminação deles”, explica Ademir Júnior.

Para o organizador, vários profissionais da região norte ainda desconhecem a temática sobre segurança do paciente e o livro vem com a proposta de auxiliá-los nessa atualização sobre o assunto. O autor também ressalta a importância da abordagem multiprofissional para a garantia da segurança do paciente retratada em seu livro. “O livro brinda seus leitores ao destacar a importância do atendimento integral e humanizado ao paciente, o qual deve ser realizado por uma equipe multiprofissional, que direcione o cuidado às necessidades humanas básicas afetadas, estimulando a dignidade do paciente e seu resgate como cidadão, garantindo assim, a segurança e a qualidade nos serviços de saúde”, comenta o autor.

O livro apresenta um estilo acessível para leitores de todos os níveis: tanto para profissionais experientes que estão aprendendo uma nova abordagem, como para estudantes de medicina, enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia ou membros de equipe hospitalares que buscam maior envolvimento nos esforços institucionais de segurança.

O evento de lançamento que acontecerá na Livraria Leitura do shopping Pátio Belém, contará com a presença de instituições como o Conselho regional de Medicina, Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará, Instituto Evandro Chagas, Associação Brasileira de Enfermagem e Academia Paraense de Biomedicina, além de representantes de alguns hospitais da região.

Serviço:

Lançamento do Livro “Segurança do Paciente: orientações para uma assistência segura”

Data: 11 de novembro

Local: Livraria Leitura, Shopping Pátio Belém, 3º piso