Página inicial > Últimas Notícias > Entrevista: Nós e os outros

Entrevista: Nós e os outros

Yara Ayllin conta sua experiência como indígena no curso de Medicina

• Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 10h56

Yara Ayllin dos Santos é índia Caripuna, da reserva Uaçá, no Amapá. Filha de um cacique pertencente a uma família de líderes indígenas tradicionais e de uma professora nascida no Pará. Yara é casada, mãe de dois filhos, está no último semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, na qual entrou pelo sistema de reserva de vaga, instituído em 2010. Atualmente, estudam na mesma faculdade nove indígenas, que passam pelas mesmas experiências. Nesta entrevista, ela conta um pouco da sua história, fala da necessidade de voltar sempre à aldeia para continuar sendo reconhecida como índia, revela como os índios veem os médicos, narra um pouco dos desafios e preconceitos enfrentados por ela dentro de um curso de elite e critica a ausência de uma política de permanência na Universidade.

Leia a matéria completa no Jornal Beira do Rio.

Por Walter Pinto.

Foto: Alexandre de Moraes.