Página inicial > Últimas Notícias > UFPA recebe calouros do ICS

UFPA recebe calouros do ICS

“Universidade e Diversidade”

• Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 19h16

Na quarta-feira, 14, os calouros dos cursos da graduação ofertados pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram da Semana do Calouro promovida pela UFPA, com o tema “Universidade e Diversidade”. A programação ocorreu no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN/UFPA).

Aula magna - O Professor Horácio Schneider, doutor em genética e biologia molecular, ministrou a aula magna intitulada “Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?”, em que ele discutiu as pesquisas, das quais faz parte, explanando a respeito da evolução da espécie humana ao longo dos milhares de anos até o que hoje conhecemos como homo sapiens.

Os cursos de graduação ofertados pelo ICS estão entre os mais concorridos no vestibular da UFPA. O Curso de Medicina, por exemplo, foi disputado por mais de 7 mil candidatos e Enfermagem por pouco mais de 4,1 mil. “Enfermagem é um curso que eu admiro muito, principalmente pelo contato que ele possibilita para com os pacientes”, comenta a caloura de Enfermagem, Ana Paula Nogueira.

Os calouros - Emily Saboia, 17 anos, que pretende seguir a carreira de cirurgiã cardiovascular, desde criança tinha como objetivo ingressar no curso de medicina na UFPA. “Desde pequena sempre foi meu sonho ser médica. Muitas pessoas tentaram me convencer a fazer direito ou engenharia, mas eu sempre amei muito medicina. No ano do meu convênio me inscrevi para medicina em todas as universidades que eu prestei o concurso e passei em todas. Estou muito feliz”, conta.

Os calouros estão numa expectativa grande para que comecem as aulas na próxima semana. No entanto, os cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia e Nutrição possuem dois períodos letivos, ou seja, uma turma inicia as aulas no primeiro semestre (2018.2) e a outra no segundo (2018.4) de acordo com a colocação do candidato no curso.

“Fui chamado sexta-feira (9/03) à noite e ainda não caiu a ficha. Acabei de receber o comprovante de deferido. A Federal sempre foi a universidade que eu quis cursar medicina. Estou começando agora a minha caminhada e na maior expectativa que comecem as aulas em agosto”, comenta Fernando Chagas, classificado na primeira repescagem do Processo Seletivo 2018 (PS) da UFPA.

Na ocasião, foram concedidos certificados aos primeiros colocados na classificação geral e por curso no PS 2018. “Esperamos apenas uma vaga na Universidade, porém, receber uma premiação por terceiro lugar geral é ainda mais gratificante e me prova que eu tomei a decisão certa de escolher medicina, pois sou apaixonada por esse curso e pela universidade federal do Pará. Estou muito feliz e muito grata”, conta Emily.

A apresentação da Batalha das Bandas, projeto da Escola de Música da UFPA, encerrou as atividades da quarta-feira.

Texto: Ananda Louzeiro – Assessoria de Comunicação do ICS/UFPA

Fotos: Ananda Louzeiro e Nayana Batista